terça-feira, 4 de agosto de 2015

Como os escritores com bloqueio se sentem (#27)



Bloqueio criativo é totalmente normal e pode acontecer com qualquer um, por isso existem muitas ferramentas para ajudar os escritores a superarem este bloqueio e voltarem à ativa. Um deles é o livro "642 things to write about", que ainda não tem tradução para o português, mas provavelmente se chamaria 642 coisas sobre as quais escrever. haha

Há algum tempo, alguém traduziu alguns tópicos desse livro e criou um projeto para os blogueiros que estivessem com bloqueio criativo (ou que só achassem legal e quisessem participar mesmo, como foi o meu caso), que você pode conhecer melhor no grupo do Facebook. A ideia não é apenas escrever os tópicos em ordem, mas ajudar o escritor a definir algum tema sobre o qual escrever. Por isso, durante o BEDA, as segundas-feiras terão posts feitos a partir de temas desse projeto.

O primeiro tema que escolhi foi falar sobre como os escritores com bloqueio se sentem (este é o 27º item, na verdade), porque achei super oportuno, já que eu estou incluída na categoria de "blogueiros que não blogam".

Este blog já tem mais de um ano e pouquíssimos posts. Eu queria conseguir postar, pelo menos, umas duas vezes por semana, mas não postava nada há meeeeses por falta de ideias, falta de vontade, falta de tempo, falta de tudo. Sempre começo um texto e logo em seguida deixo de lado. E isso é incrivelmente frustrante, porque tenho a impressão de que simplesmente não consigo finalizar nada. Mas, pelo menos, aqui no blog não tenho cobrança de prazos e ninguém realmente se importa se eu postei alguma coisa ou não. No primeiro semestre deste ano na faculdade, eu fiz poucas disciplinas (apenas 3 e a natação) e ainda assim quase não entreguei os poucos trabalhos exigidos, por não conseguir superar este bloqueio criativo e o cansaço físico e mental que parece não ter cura. E se no próximo semestre eu ainda estiver assim, será um problemão, pois, apesar de estar fazendo apenas 3 disciplinas de novo, uma delas é o meu Trabalho de Conclusão de Curso (que, na Biblioteconomia é desenvolvido no decorrer de dois semestres, ou seja, um ano inteirinho de TCC).

Acho que não existe nada mais decepcionante do que sentar na frente do computador para escrever alguma coisa e não saber nem por onde começar, ainda mais quando você sabe que aquele texto deve ser entregue em alguns dias e deve ter pelo menos 10 páginas. Geralmente, quando não sei sobre o que escrever, faço toda a formatação de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, arrumo capa, folha de rosto, sumário, paginação, margem da folha, tamanho da letra, numeração de tópicos e etc. Começando com essa organização, as vezes consigo dar início ao texto.

Mas esse meu bloqueio não está apenas para escrever textos. Eu estava odiando muito o layout do blog, então comecei a mudar aqui e ali e cansei. Aí procurei uns layouts prontos gratuitos (e tem uns maravilhosos, queria todos), mas como você ainda precisa formatar tudo direitinho de acordo com as informações que quer disponibilizar e tal, decidi colocar apenas o layout mais simples do blogger, com tudo branquinho e clean. Falta ainda fazer um header e etc, mas quem sabe outra hora haha No momento não tenho a menor ideia de que detalhes colocar no layout, que estilo de header vou querer ou, se eu fosse mandar fazer, o que ia querer na ilustração. Estou meio perdida.

Em todo caso, o BEDA me ajudou a superar um pouquinho este bloqueio criativo, pois eu o encarei como um desafio e fiz um calendário editorial para o mês inteiro. Não estou conseguindo ser pontual (este já é o segundo post atrasado), mas pelo menos estou escrevendo os posts aos poucos e uma hora eles vão sair! haha




Nenhum comentário:

Postar um comentário